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Diversidade e expansão do mercado de seguros no Brasil

Rafael Monsores

   Falar sobre o mercado brasileiro de seguros é sempre um desafio. Não só pelas mazelas do mercado em si, mas também – e principalmente – porque este é um ramo de negócios em constante atualização e expansão, que desafia seguradoras e corretores a reinventarem a roda que impulsiona o setor a todo momento.

   A importância do serviço de seguros é fundamental e sua popularização no país é crescente. Nos últimos anos, por exemplo, brasileiros da classe C passaram a consumir cada vez mais o seguro de automóveis. Entre os principais motivos da democratização do mercado de seguros no Brasil está, evidentemente, a preocupação com a segurança.
O índice de roubo e furto de veículos, alarmante nos grandes centros urbanos, vem alertando o brasileiro da necessidade de proteger seus bens. Para se ter uma ideia, em 2013, mais de 476 mil carros foram furtados em todo o país; os dados da CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras). Como reflexo, de janeiro a maio deste ano, o faturamento do seguro de carros chegou a R$ 11,8 bilhões, o que representa um aumento de 10,0% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Susep (Superintendência Nacional de Seguros Privados).

   Mas trabalhar com seguros não se resume a números; é preciso antes de mais nada, lidar com inovações que garantam a segurança de forma prática e criativa, somando tecnologia à humanização do setor. Afinal, o desempenho das seguradoras é também, uma forma de complementar serviços do Estado e quem busca um seguro quer, acima de qualquer coisa, reduzir riscos e prejuízos que envolvam seus bens patrimoniais, de consumo e suas próprias vidas. E quem lida com vidas precisa estar preparado para trabalhar diretamente com diversidade.
É nesse âmbito que as seguradoras traçam, por exemplo, o perfil de um segurado, respeitando os múltiplos fatores que, por consequência, irão influenciar no valor da apólice, em um trabalho que exige intersecção entre serviços e novas plataformas para seu desenvolvimento.
Para isto, a cada ano o mercado se expande, buscando oferecer seguros em que efetivamente a necessidade do público comprador é levada em máxima consideração. Isto sem falar de tecnologias de ponta, múltiplas e cruzadas, para disponibilizar serviços com menos burocracia, como a opção do segurado de pagar sua apólice por Internet, fazer uma cotação de seguros online; ou avisar um sinistro através do smartphone. E é bem neste ponto, onde a pluralidade e a tecnologia se encontram, que está o maior desafio do setor.

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